sábado, 25 de agosto de 2007

A mágica da poupança integrada

Quando fui abrir a minha conta no Banrisul e a atendente me disse que eu podia ter uma poupança integrada, eu fiquei maravilhada:
- Assim, todo o dinheiro que entrar na sua conta vai direto pra poupança, sem que você precise se preocupar com transferência para outra conta.
- Mas isso sem custo nenhum?
- Sim, sem custos.
Eu pensei "mas esse banco é muito bacana mesmo, vou conseguir multiplicar a minguanda bolsa-auxílio do estágio". Mas, você já viu banco bonzinho? É claro que não, tudo que eles fazem traz muitas vantagens ($$$) pra eles!

Veja bem, os chamados "depósito à vista", que é todo o dinheiro que entra nos bancos - em dinheiro, via TED (transferência eletrônica disponível), doc - tem custo zero para a instituição, ou seja, não é cobrado nenhum imposto. Porém, os bancos, antes de utilizar o nosso dinheiro para investimentos que vão multiplicar esse capital e trazer lucro para o banco, têm de destinar, por determinação do Governo:
54% em depósito compulsório (recolhido ao Banco Central para controle do poder de compra e da liquidez da moeda)
12% para o crédito rural (que ainda é o pricipal negócio por aqui, não em Porto Alegre, claro, mas no país)
34% livra aplicação (essa é a parte do nosso dinheiro que eles podem usar)

Os bancos acham que é muito pouco usar só 34% do capital que entra em depósitos à vista, então alguém teve uma idéia genial: "vamos fazer todo mundo colocar seu dinheiro na poupança!". Toda essa porcentagem aí de cima, isso não vale para o que é depositado em poupança, não incide imposto e o banco pode fazer o que bem entender - ô beleza!

E agora todo mundo que abre uma conta, abre compulsoriamente uma poupança. Os rendimentos, no entanto, são mínimos, porque só são pagos quando o dinheiro está depositado há 30 dias. Mas fica a pergunta: quem consegue fazer o salário durar mais de um mês?

Ah, mas eles não esperavam pela pão-durice tamanha de uma das redatoras do Por dentro da Bolsa! Eu fazia sobrar pelo menos metade, e até hoje eles são obrigados a pagar os jurinhos minguados da poupança pra mim todo mês!

Último recado: quem quiser sacanear os bancos e ainda colaborar com os produtores (seja de banana, seja de soja), saiba que ninguém é o obrigado a ter poupança integrada, é só ir ao banco e cancelar.

6 comentários:

Thiago Morão disse...

Bah, pior que eu não sabia disso. Sempre pensei que tivesse sim uma taxa para usar esse serviço ou para retirar dinheiro dele. Você não é a única que é "pão-dura".
Os bancos que me aguardem. Só espero que renda mais que embaixo do meu colchão.
Um abraço e parabéns pelo blog.

Clarice Gontarski Esperança disse...

Também não sabia e acho que ficou bem explicado!

Anônimo disse...

Mas qual o problema? Não tão cobrando nada de ti mesmo, e os dois saem ganhando...
Pior é o Santander, que faz a mesma coisa mas fica com 50% do teu rendimento da poupança... VFSD...

Anônimo disse...

Ótimo. Fico feliz em saber que os bancos encontraram um meio legal de pagar menos impostos para este Estado parasita.

Anônimo disse...

bom comeco

Anônimo disse...

Quantos de juros os bancos pagam pra quem deixar o salario na poupança?