segunda-feira, 27 de agosto de 2007

RO 3120 10.000 1,20 PETROBRAS PN-V!

Quem são aquelas pessoas doidas gritando sem parar nos pregões? O Por dentro da bolsa responde!

Comecemos pelo lado prático da coisa: se você, leitor, decidir investir seu dinheiro na Petrobras, por exemplo, vai precisar de uma empresa pra intermediar esse negócio. Quem faz essa ponte são as corretoras de valores. Elas são sociedades de capital fechado, autorizadas pelo Banco Central ou pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a realizar a compra ou venda de títulos na Bovespa.

Logo, o primeiro passo que você deve seguir é escolher uma boa corretora de valores pra "cuidar" do investimento. Essa corretora vai contar com vários funcionários capacitados que serão os responsáveis pela compra ou venda de ações. Logo, aquele povo gritão que a gente vê nos pregões são funcionários das corretoras. A essas empresas são pagos percentuais sobre os ganhos gerados pelos investimento, que variam de acordo com o trabalho exercido. Se o investidor já dá todas as coordenados dos investimentos a serem feitos, é cobrada uma taxa. Se a corretora faz também a análise de mercado e escolhe onde o dinheiro vai render mais, cobra-se uma taxa maior devido ao aumento da responsabilidade. Imaginem o abacaxi que deve ser cuidar do dinheiro alheio num contexto tão instável?

Além disso, cabe lembrar que não existe apenas o pregão viva voz. Existe ainda o Home Broker, processo que permite a negociação de ações via internet. Ele está interligado ao sistema de negociação da Bovespa e permite que você envie ordens de compra e venda de ações através do site da sua corretora, por exemplo.

Agora é só ficar de olho nos gráficos, escolher uma corretora e botar a grana na roda!

5 comentários:

Paula disse...

Vou bancar a leitora chata. Sei que o negócio é opinitativo e tal, mas tem como explicar mais sobre essa história de Home Broker? Me gusta bastante. Sacomqé, a gente tem que ir pensando numa alternativa monetária ao nosso piso altíssimo...

Cris Rodrigues disse...

ok, eu sei q a gente veio só encher o saco. primeiro eu pedindo mais explicações, agora a paula =P
mas tá dando um resultado bom, me sinto muito mais entendida no assunto. obrigada pela resposta, meninas.

Bruna Riboldi disse...

Vocês viram aquela matéri aontem no Jornal da Globo sobre como o "pacato investidor" deve se portar em momentos de baixa??? Achei bem interessante, principalmente para quem pensa em investir na bolsa de valores mas não tem muita experiência nisso...

Berna disse...

Você pode me explicar o que significa as ações PN e ON da PETROBRAS e da VALE?

Anônimo disse...

Paulo
eu vo te da um resumo bem resumido
as açoes ON elas visao o direito de voto dentro da empresa
e as açoes PN visao apenas o lucro
algumas empresas tambem pagam dividendo para os donos destas açoes