sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Sobre a queda das bolsas

"O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou nesta sexta-feira um pacote de medidas para ajudar os proprietários de casas com dificuldades para pagar suas hipotecas em meio à crise no setor de crédito de alto risco americano."

A tal crise no setor imobiliário americano causou um bafafá tremendo há uns dias atrás nas bolsas de todo o mundo. Pois o Por dentro da bolsa te ajuda a entender a coisa toda.


Os Estados Unidos contaram, nos últimos cinco anos, com taxas de juros super baixas. Com isso, várias instituições financeiras começaram a conceder empréstimos subprime – empréstimos pra pessoas com um histórico de crédito duvidoso ou que não têm como comprovar a renda. Esses empréstimos eram usados, principalmente, para a compra da casa própria. Apesar da fama dos altos riscos de que essas pessoas não honrassem suas dívidas, os credores esperavam que os prejuízos causados pelos inadimplentes fossem amenizados pela tomada e venda de casas. Isso realmente fazia sentido, já que os preços dos imóveis estavam em alta e o número de compradores era grande, o que amortizaria o impacto das dívidas.

O problema é que os juros aumentaram e muuuita gente deixou de pagar! Daí já viu, né, os bancos tomando as casas dos devedores, vários imóveis à venda e pouca gente com grana pra comprar. E pra tornar o bafafá global, essas dívidas hipotecárias foram "fatiadas”, batizadas de títulos lastreados por hipoteca, e vendidos a instituições financeiras e investidores em todo o mundo. Logo, tem um bando de gente com títulos hipotecários americanos dependentes do pagamento dos devedores de empréstimos sub-prime. A incerteza de pagamento gerou uma crise global, afetando as bolsas do mundo todo. Só aqui no Brasil, a Bovespa chegou a cair 8 pontos, dando prejuízo pra muitos investidores.

E depois o Bush vem dizer que o impacto não foi tão grande assim - pra ele, até pode ser!

Um comentário:

Sara Keller disse...

Gurias,

também queria parabenizar vocês pelo blog. Os posts conseguem falar de uma forma simples e leve desse tema que várias vezes podemos achar chato, difícil, essas coisas..., e às vezes acabamos nem nos interessando.
Mas o "Por dentro da Bolsa" explica e consegue deixar isso tudo bem legal!

bjs

Sara