quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Sete pecados

E aqui está um post para que futuros donos de mega empresas não repitam o erro da Microsoft e tomem cuidado com possíveis Googles!

O professor indiano de marketing, Jagdish N. Sheth, lançou há pouco tempo o livro "Os hábitos autodestrutivos das boas empresas... e como quebrá-los". O autor pontua sete pecados corporativos que o Por dentro da bolsa faz questão de te contar:

Negação da realidade: É o caso da GM, por exemplo, que nunca acreditou na competição dos carros japoneses, deixando que as suas próprias concessionárias vendessem Hondas, Nissans e Toyotas.

Arrogância: É o tal do “orgulho que precede a queda”. Como exemplos, dá pra citar a Sony, a Boeing e a Microsoft, em que um desempenho excepcional passado distorce a percepção da realidade presente.

Complacência: Caso típico da Kodak. A super competência em tecnologia química se transformou em deficiência na nova era digital, já que não houve adaptação.

Dependência competitiva: Quando um modelo de sucesso se transforma na armadilha da empresa. Nesse pecado, podemos citar a Lego, cujo sucesso dependia de um design revolucionário que virou commodity. Outro caso é o da Avon, que está até hoje presa à armadilha de um único modelo de venda.

Miopia competitiva: Basicamente, estreitamento de visão. É a situação da Coca-Cola, por exemplo, que andava tão ocupada com a Pepsi que nem reparou no novo mercado de águas, que vem crescendo pra caramba.

Conflitos culturais: Caso típico da Motorola, que tem uma cultura super focada na engenharia, o que impediu uma visão mais ampla das necessidades do consumidor médio e popular, melhor atendidas pela Nokia, por exemplo.

Obsessão por volumes: Aquela coisa de enxugar cada vez mais as despesas. Dá pra citar a IBM como exemplo, em que 89% eram custos fixos, dos quais 79% iam para a Intel e a Microsoft.

Empreendedores de plantão, leiam o livro e abram os olhos. Não adianta ser grandão de olhos fechados, porque tem muita gente pequena e com lupa em punho querendo ganhar o teu mercado!

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